terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Projeto Capoeira na Floresta



 CAPOEIRA NA FLORESTA
  • Projeto em andamento 
  • Escola Mauricília Santana | Ramal do Benfica | Km 03
  • Toda terça e quinta-feira | Manhã e tarde   


Entrega de uniformes e instrumentos na Escola Mauricília Santana.
O trabalho com a Capoeira na Escola de Ensino Fundamental Mauricília Santana intitulado “Capoeira na Floresta”, acontece de forma voluntária desde no ano de 2007 por iniciativa do Professor Josiel (Grupo Cordão de Ouro – Eu Sou).

Há cinco anos o trabalho com a capoeira na comunidade do ramal Benfica vem crescendo e se tornando uma referência de prática de atividade desportiva no local. Com a supervisão de Mestre Arrepiado, Professor Josiel percebeu a importância e os benefícios que a capoeira proporcionou a comunidade e no ano de 2011, realizou o I Batizado Capoeira na Floresta, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura.

A comunidade é carente de ações deste tipo. Existem muitas crianças em idade escolar e que têm a necessidade da prática esportiva. Por sua experiência com projetos de inclusão, sabe o quanto faz diferença dar aulas regulares para o público desta faixa etária, pois ela irá contribuir de forma profunda e definitiva em suas vidas, por carregar valores imensuráveis de bem estar e saúde. A capoeira trabalha outros valores como respeito mútuo, a disciplina, a higiene, bons hábitos alimentares, além de manter os praticantes longe das drogas. A capoeira também ensina, o respeito pelas tradições afro-brasileiras, suas histórias e seus costumes.

Esta ação já se consolidou, as aulas de capoeira têm um público cativo de 100 alunos, fortalecendo o trabalho de inclusão social que a capoeira vem exercendo dentro da Escola Mauricília Santana. O professor Fraldinha (Josiel), merece nosso respeito enquanto profissional de capoeira, por levar a cultura afro-brasileira para as escolas e contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças e jovens da comunidade do Ramal Benfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário