HISTÓRICO

"25 anos de dedicação e amor a Arte de Lutar sorrindo. Mestre Arrepiado"
 

Mestre Arrepiado no Capoeirando 2013. Crédito do foto: Roger Spock


Em meados da década de 80 chegam ao município de Rio Branco grupos de capoeira organizados, e com eles um sonho, o de oferecer aulas de capoeira para a comunidade rio-branquense. Projetos sociais são lançados com o incentivo da prefeitura.

Um garoto chamado Everton Silva Leodegário, na época com 6 anos de idade, se interessa pela arte-luta e é convidado por seus primos a fazer uma aula no Rio Branco Futebol Clube, em 1987. Seu professor era Arlúcio, formado de mestre Rodolfo, um dos percussores da capoeira no Acre. Treinou com Profº Arlúcio durante três anos. No ano de 1990, em um “pó de serra” onde treinava saltos, conheceu Mestre Xandão (formado de Mestre Mato Grosso do grupo Conceição da Praia) onde foi convidado para treinar com ele como bolsista no condomínio Monterrey, onde o Mestre tinha um trabalho com as crianças.

Mestre Xandão cativou uma grande amizade com o menino que agora se chama “arrepiado”. Nos anos seguintes, Arrepiado foi se graduando no grupo até se tornar instrutor. Em 1994, aos 13 anos, começou a dar aulas de capoeira na Universidade Federal do Acre para acadêmicos em geral, no pavilhão de Educação Física. Participou dos Jogos Escolares (Jebs) e fez muitas viagens de treinamento representando a capoeira de nosso Estado. Trabalhou muito como educador social no Clube do Talento, no Projeto Beija Flor e também com trabalhos voluntários, como seus projetos “Capoeira na Gameleira” e a “Capoeira na APAE”.

Aos 29 anos, Arrepiado tornou-se Mestre de Capoeira em 2010, pelo Grupo Cordão de Ouro e atualmente realiza um trabalho na escola APAE, que já tem a duração de 7 anos. É um militante da cultura acreana, participando de todos os movimentos culturais do Estado.

Este ano, 2013, recebeu, no Capoeirando, a graduação de Mestre 2° Grau do Grupo Cordão de Ouro das mãos do Mestre Suassuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário