terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Projeto Capoeira Especial



 CAPOEIRA ESPECIAL
 Arte que encanta | APAE Rio Branco (AC)  
  • Projeto em andamento 
  • APAE Rio Branco
  • Toda segunda e sexta-feira | Manhã e tarde   


A Capoeira na APAE existe desde 2005. A iniciativa teve início através de um programa do Governo do Estado do Acre, que teve a duração de um ano. Os recursos disponibilizados nesse período garantiram o pagamento do instrutor e a aquisição de uniformes. Percebendo a importância que as aulas de capoeira ganharam na vida de cada aluno especial, Mestre Arrepiado decidiu abraçar a causa e dar continuidade voluntariamente, sem ter apoio financeiro garantido.

V Batizado Capoeira Especial 2010 na Usina de Artes.

Passou a realizar aulas de capoeira em dois turnos, atendendo a cerca de 100 alunos, três vezes na semana. Os benefícios da capoeira foram estudados por Mestre Arrepiado, praticante da arte há 24 anos e membro da Associação de Capoeira Cordão de Ouro. Há 7 anos Mestre Arrepiado desenvolve trabalho com alunos especiais e explica que a atividade é capaz de ajudar na construção da personalidade. “A gente trabalha com a autonomia. Estimulamos o aluno a desenvolver segurança para conseguir ser independente”. Os pais costumam superproteger ou isolar os filhos, essa atitude além de afetar na vida social, gera reflexos na qualidade de vida, pois costumam praticar menos exercícios. “Eles têm tendência a desenvolver doenças degenerativas, como diabetes, obesidade, o que gera outras doenças como a hipertensão. E a atividade física, no caso a capoeira, é capaz de melhorar ou manter a qualidade de vida deles”.

O Projeto de Escolinha “Capoeira Especial – Arte que Encanta” já tem sete anos de existência, sempre com o apoio financeiro das Leis de Incentivo a Cultura para sua continuidade, obtenção e manutenção de materiais essenciais para realização deste trabalho. Todos os anos são realizados os Batizados de Capoeira, uma culminância voltada para o resgate do aprendizado obtido durante o ano, associando valores da arte luta com o lado artístico cultural dos praticantes.

Está claro também para as famílias e para os profissionais da APAE que a capoeira traz benefícios diretos para os alunos especiais. Isso pode ser percebido na evolução nos estudos, no aumento da capacidade e da velocidade de aprendizado, no aumento da sociabilidade, além dos aspectos físicos, como a melhoria da coordenação motora, e da flexibilidade, por exemplo, tornando-se uma forte aliada da instituição.

As dificuldades são muitas, mas os resultados são recompensadores. Em suma, esse projeto cultural tem encantado a todos que o conhecem. É um trabalho realizado sob a perspectiva da inclusão, ajudando os alunos especiais no seu desenvolvimento psicomotor, equilíbrio, afetividade e socialização. Os participantes descobrem suas qualidades, especialidades, fortalecem os laços de amizades e elevam sua auto-estima, ao perceberem que são capazes. Este trabalho vem ganhando credibilidade em nossa sociedade por sua seriedade e compromisso com o público especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário